terça-feira, 23 de outubro de 2012

Supere a timidez e o medo de falar em público!

Olá meninas, tudo bem?
Então, peço desculpas pela ausência aqui no blog. Para quem não sabe,  há um ano comecei a desenvolver uma pesquisa na área de ensino/aprendizagem do francês e como está já esta em estado final, tive que apresentá-la ontem, no SSICUSP (Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP), por isso não pude atualizar o blog este fds.

Bem, mas por que fiz questão de explicar tudo isso para vocês? Pois o post hoje, não é sobre o nosso lado "mullherzinha" e sim sobre aquilo que ainda por muitas é considerado um tabu "falar em público".

Meninas, eu vou dizer para vocês que como estudante de letras, professora, metida a cantora, cujo pai é praticamente a própria retórica, eu não poderia deixar de falar pelos cotovelos!Haha não, falo só o necessário, minhas amigas sabem!rs. Então, o que tenho ouvido muito ultimamente de várias pessoas é "Aline, como você fala bem... nossa você se expressa muito bem em público...como você consegue ter toda essa segurança na hora de apresentar seminário ou se posicionar meio a tanta gente te olhando?". Enfim, eu super agradeço estes comentários de verdade, sinal que eu realmente consigo fazer uma exposição bastante clara e coerente a respeito do que eu quero falar mas, a graça disso tudo está no fato da Aline ser extremamente nervosa, inquieta e ter muita vergonha de falar em público. 
 

Vocês devem estar pensando "odeio esse pessoal que fala bem e depois vem dizer que tem vergonha. Vergonha tenho eu, que fico tremendo, dá um branco na hora e eu não sei nem o que fazer." Pois é, eu também fico assim. Eu sempre me preparo muito bem antes, mas chega na hora é sempre a mesma coisa, toda vez, minha garganta começa a secar, as mãos ficam molhadérrimas e as pernas trêmulas feito vara verde, como diria minha tia. Mas exposta aquela situação, tenho consciência de que eu não posso deixar que esse mar de sensações tomem conta de mim, dominem e estragem minha apresentação. Por isso aqui vão algumas dicas de como se sair bem em uma apresentação em público (seja seminário de escola ou de faculdade, apresentações artísticas, reunião de trabalho, eventos de várias naturezas)

1- SAIBA SOBRE O QUE VOCÊ VAI FALAR-  Parece óbvio né, mas muitas vezes o erro já começa por ai, quando você limita-se a saber apenas a sua fala, e nada mais além do que você decorou, isso pode te prejudicar, pois caso haja alguma interferência ou pergunta, você tendo um domínio geral sobre o tema tratado, facilita desde a responder perguntas até contornar os terríveis 'brancos" que parecem apagar aquela frase seguinte da nossa memória.

2-ESCREVA EM UMA PAPEL TUDO AQUILO QUE VOCÊ PRETENDE DIZER-  quando passamos para a escrita nossas falas e pensamentos é que nós podemos verificar a qualidade e organização do nosso texto. Se o que você diz, tem começo. meio e fim, se você não está sendo repetitiva ou até mesmo contraditória, e pelo menos para mim, as vezes você nem precisa recorrer à aquela colinha, mas só de você ter escrito e relido várias vezes, as palvras fluem e você se sente mais segura.

3-LEVE UMA GARRAFINHA DE ÁGUA NA HORA DA APRESENTAÇÃO- Além de uma pausa, para umidecer a garganta, é uma  interrupção natural, que pode servir para você recapitular as ideias seguintes.

4- PROCURE FALAR PAUSADAMENTE- Além de correr o risco de diminuir o tempo de sua apresentação, você mesmo pode ficar confusa em relação ao que está dizendo e deixar o seu público nesta mesma situaçao.

5-SEJA VOCÊ MESMA- Procure sempre falar com suas palavras ao invés de "decorar" extamente aquilo que algum autor disse e você quer mencionar. Fique atenta ao seu português, mas não procure falar difícil ou de um jeito que não está acostumada, o importante é ser clara e objetiva.No caso de citações, leve-a pronta e leia exatamente como o autor escreveu e dê a referência.

6- ENERGIAS POSITIVAS- não se trata de supertição, apenas manias, eu tenho costume de mentalizar coisas boas durante o dia todo, como sempre um chocolatinho antes e vou ao banheiro e faço uma oração pedindo para que tudo saia bem. Mentalizo sempre na frase do Renato Russo: Quem acredita sempre alcança!  Parece exageiro, mas para mim é muito importante, antes de qualquer coisa. (De cantar, de apresentar trabalho, de fazer alguma entrevista).

7- ACREDITE EM VOCÊ- Se você precisa falar algo em público, algum motivo isso tem né? Então confie em você e na sua competência, esteja ciente de que todo mundo um dia já passou, ou passará pela mesma situação e que você não tem obrigação de ser perfeita, apenas precisa se preparar e fazer o eu melhor. Mesmo que você fale baixinho, não goste de falar em pé, adapte sua presentação a maneira que te deixe mais a vontade e de resto...quando a gente começa a falar passa tão rápido que logo logo, as borboletas no estômago vão embora e você e você diz: acabou!

Espero que este post ajude vocês meninas que sofrem de vergonha assim como eu, que no caso tenho um extinto de sobrevivência tão grande que quanto mais nervosa eu estou mais natural eu fico, mais potente fica a minha voz, e mais eu passo uma sensação de segurança que nem sempre eu tenho!rsrs
Desculpem o tamanho do artiiigo, mas acredito que ficou bem explicadinho! Comentem e se tiverem dicas me contem também!!


beijos,et
au revoir!!



3 comentários:

  1. Lí ...eu adoroooo o jeito que vc escreve !!! tem certeza que só tem 20 aninhos ???? !!! kkkk
    Superamei o post , ia comentar ontem mas não deu tempo ... Eu sou mega extrovertida, mas na hora de falar em público ....Jesus Amado ....quero um buraco para me enfiar dentro kkkkkkk Adorei a dica da garrafinha de água ...vou usar de 5 em 5 segundos kkkkkkkkkkkkk Super Amei Gatona !!! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Raquelzitcha bonita, hahaha muito obrigada pelo comentário, fico feliz em saber que minha escrita agrada, pois ao menos tenho uma característica legítima de quem faz letras ne?hahaha
    Então menina, super funciona, embora eu fico tão apavorada em falar que no fim até me esqueço da água!kkkkkkkk

    Volta sempre que quiser, vc é mto bem vinda!^^

    ResponderExcluir
  3. Oi Amiga, tem uma tag pra você no meu blog, Tag 11 perguntas, espero que goste, beijos minha linda. http://memoriasdabeleza.blogspot.com.br
    (passa lá!)

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Miss simpatia, agora deixe seu comentário, sua opinião é muito importante para cada dia mais melhorarmos o blog para vocês!
Beijos pink!!

ALINE FONSECA